São João Del Rei vai vivenciar a cerimônia de lançamento do novo ciclo do Projeto Acervo de Compositores “Manutenção, Ampliação e Difusão”, na Igreja São Francisco de Assis, no próximo fim de semana, dia 1° de setembro, às 11 horas, com a apresentação da Camerata Inconfidentes.
O projeto Acervo de Compositores, há 12 anos em execução, busca difundir e facilitar o acesso às partituras de músicas eruditas de autoria de compositores sanjoanenses, da região e de Minas Gerais dos séculos XIII, XIX e XX. Em seu acervo digital é possível encontrar uma grandiosa coleção que retrata a música de Minas Gerais. Essas, ao longo dos séculos, participam da vida da sociedade em tradições religiosas ou na vida social.
Para Adriano Resende Margotti, idealizador e coordenador do projeto Acervo de Compositores que está em execução desde 2012, “o objetivo do evento é trazer à tona a importância da música de Minas Gerais, valorizar nossa tradição e homenagear as Entidades Parceiras através de seus pares”.
Nesta edição, há uma extensa ampliação das atividades! O projeto vai disponibilizar, até ao final de 2024, belíssimas 120 partituras transcritas que revelam verdadeiros tesouros. As exposições e apresentações, conforme projetos pilotos executados em 2023, terão quatro edições de cada.
Em São João del Rei, a programação inclui a exposição que será aberta ao público, na próxima semana no Teatro Municipal, com painéis, partituras e instrumentos musicais centenários relíquias que contam a história da música e suas preciosidades.
Em 2024, o projeto Acervo de Composição leva sua programação para a capital Belo Horizonte que foi sucesso de público em 2023 e, também para as cidades históricas Mariana e Ouro Preto.
E, até ao final de 2025, a musicalidade do projeto chegará às cidades de Conceição da Barra de Minas, Diamantina, Prados, Resende Costa e Tiradentes e, novamente São João Del Rei, Mariana, Ouro Preto e a capital mineira Belo Horizonte.
O projeto Acervo de Compositores leva você a uma imersão cultural inovadora.
Venha sentir de perto essa experiência cultural memorável e valorizar as tradições que estão pulsantes, inspirando futuras gerações.
O projeto Acervo de Compositores é uma realização da Produtora Inovità de São João del Rei e Ministério da Cultura, com patrocínio da Copasa e apoio do governo do estado.
Entidades Parceiras: Centro de Referência José Maria Neves / Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier / Lira Ceciliana - Prados / Coral e Orquestra Mater Dei - Resende Costa / Orquestra Lira Sanjoanense e Orquestra Ribeiro Bastos - São João Del Rei / Sociedade Orchestra e Banda Ramalho - Tiradentes
Saiba mais no Portal Acervo de Compositores - www.acervocompositores.art.br
Redação: Jussara Carvalho/Jornalista (31) 99821-5138
Produção: Inovità - Adriano Margotti (32) 99976-9285