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PROJETO ACERVO DE COMPOSITORES TEM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE SANT’ANA

PROJETO ACERVO DE COMPOSITORES TEM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE SANT’ANA

Mostra Virtual de Partituras integra a 21ª Semana de Museus

Um encontro de MÚSICA, ARTE, HISTÓRIA E FÉ. É assim a I EXPOSIÇÃO ACERVO DE COMPOSITORES, através da qual o projeto ACERVO DE COMPOSITORES não só mostra o desenvolvimento de seu trabalho, mas participa da 21ª Semana Nacional de Museus, de 15 a 21 de maio, unindo-se às comemorações pelo Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

O imponente Museu de Sant’Ana, no centro histórico de Tiradentes, foi o local escolhido para abrigar primeira exposição do Projeto, que em formato itinerante, pretende contemplar outras cidades mineiras.

Na temática dos Museus como espaços de criação e conexão com a cultura e a arte, em todas as suas manifestações, a exposição dos painéis com as novas partituras transcritas, além das originais manuscritas, é mais que oportuna: é didática como o espaço dos museus e acende o debate a favor da tecnologia na preservação do patrimônio histórico - como as partituras centenárias - além da possibilidade de acesso em qualquer parte do mundo.


 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Dez grandes painéis exibirão 12 obras de autoria dos compositores Padre José Maria Xavier, José Maria Neves, Geraldo Barbosa de Souza, Vicente Valle, Benigno Parreira, Ireno Batista Lopes, Oswaldo Cecilio de Paula, João Américo da Costa e Antônio Américo da Costa.

Tais preciosidades musicais, incluindo obras inéditas de alguns dos compositores citados, estão agora eternizadas pela transcrição virtual do PROJETO ACERVO DE COMPOSITORES, que contou com a parceria de entidades que disponibilizaram seus acervos. Entre muitos, o Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (CEREM), Orquestra Lira Sanjoanense, Orquestra e Banda Ramalho, de Tiradentes, Lira Ceciliana, da cidade de Prados, além de acervos particulares como de Oswaldo de Paula e Geraldo Barbosa de Souza.

Vale destacar que o visitante poderá ouvir a obra transcrita por inteiro. Basta acessar pelo celular o QR Code impresso em cada painel. Mais uma vez o paradoxo entre a tecnologia e a história com ganho imensurável para a proteção de acervos históricos.

A Mostra cresce com a exposição de instrumentos musicais antigos cedidos pelo CEREM e demais parceiros, que se juntam ao extraordinário acervo do Museu de Sant’Ana, guardião de imagens que expressam o sentimento artístico e religioso do povo brasileiro.


 

APRESENTAÇÃO MUSICAL

No encerramento da exposição, domingo, 21, o PROJETO ACERVO DE COMPOSITORES exibe ao público uma amostra do seu trabalho com apresentação musical pela Camerata Inconfidentes às 11h, no interior do Museu de Sant’Ana.

A Camerata Inconfidente brindará o público com cerca de 40 minutos de música, No repertório escolhido, composições de autores de São João del-Rei e região do Campo das Vertentes, que têm parte de sua obra já transcrita para o formato virtual.

Como nas demais ações do Projeto, a Exposição tem caráter itinerante e como próxima etapa está prevista a Cidade de Ouro Preto, numa parceria com o Museu do Oratório, também sob gestão do Instituto Flávio Gutierrez. Na sequência, Belo Horizonte e demais cidades do circuito histórico mineiro.

Com patrocínio da COPASA, desde 2022, a Exposição é parte do Projeto Acervo de Compositores, que transcreve para o formato virtual, obras preciosas de compositores mineiros de todos os tempos. Tudo acessível a todos através do site www.acervocompositores.art.br.

 

SOBRE O MUSEU DE SANT’ANNA

Quem visita Tiradentes e sobe a Rua da Cadeia já se impressiona com o sólido prédio na esquina da Rua Direita, onde hoje se instala o Museu de Sant’Ana. À frente, o Largo do Rosário com a pequena igreja do mesmo nome, amplia a visão da paisagem urbana, criando um agradável espaço público que convida à permanência.

O Museu foi inaugurado em setembro de 2014 após obras complexas de reforma e restauração do edifício datado de 1730, destinado à antiga Cadeia Pública da cidade. Abriga 291 imagens de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX.

Reunidas por Angela Gutierrez ao longo de quatro décadas, as peças constituem um acervo sem similar no país, compartilhado com todos com a inauguração do Museu. Doada ao Patrimônio Público e sob a gestão do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, a coleção impressiona pela beleza, originalidade e relevância. 

Com critérios museológicos e museográficos que dialogam com a própria história do prédio, o Museu de Sant’Ana é destino obrigatório de turistas na cidade de Tiradentes.

Visitá-lo é se deixar levar ao encontro das raízes das crenças populares e da formação cultural.


 

SOBRE O PROJETO ACERVO DE COMPOSITORES

O Acervo de Compositores é um projeto pioneiro e revolucionário no campo da manutenção de arquivos musicais, muitas vezes escondidos em acervos particulares ou com acesso restrito, aos integrantes das corporações - orquestras ou bandas - das cidades mineiras. Através do projeto ACERVO DE COMPOSITORES, abre-se uma janela para o mundo e tesouros musicais podem ser revelados e compartilhados com músicos de todos os continentes, numa troca enriquecedora.

Isso foi possível através de parcerias consolidadas com as orquestras bicentenárias Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense, Orquestra e Banda Ramalho, de Triadentes, Lira Ceciliana, de Prados e o Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (Cerem).

Tudo isso porque o ACERVO DE COMPOSITORES trabalha com a recuperação de partituras dos principais compositores mineiros dos séculos XVIII, XIX e XX, muitas vezes manuscritas, ou em condições precárias, fazendo a transcrição para o formato Music XML, escolhido por ser gratuito e compatível com vários programas leitores. Este trabalho é executado pelo cantor e professor Ney Gouvea. A coordenação musical está a cargo da flautista e professora Salomé Viegas, a quem coube o complexo processo de pesquisa e seleção de compositores e acervos (públicos e particulares), além dos concertos.

O objetivo é preservar as obras e possibilitar seu acesso a nível mundial, promovendo a democratização de conteúdos musicais até então destinado a corporações locais.

Esse vôo além dos quintais mineiros não só difunde e engrandece a cultura da música produzida em Minas, mas garante a permanência de acervos fadados a desparecer pela ação do tempo.

O projeto ACERVO DE COMPOSITORES teve início em 2012, quando foi inscrito no Ministério da Cultura através da lei Rouanet, de Incentivo a Cultura e hoje já soma cerca de 90 obras transcritas, contemplando mais de 20 compositores, entre os quais Antônio dos Santos Cunha, Martiniano Ribeiro Bastos, Presciliano José da Silva, Padre José Maria Xavier, Geraldo Barbosa de Sousa, Vicente Valle, José Maria Neves, Teófilo Helvécio Rodrigues, Benigno Parreira, Oswaldo de Paula, Antônio Américo da Costa e muitos outros.

Além de tudo que foi falado, o acervo virtual unificou o material de pesquisa fácilitando seu acesso em qualquer parte do mundo.

O ACERVO DE COMPOSITORES é o único site que disponibiliza partituras, em meio digital, de compositores brasileiros de todas as épocas, transcritas com acesso liberado. Todo esse conteúdo virtual de partituras está disponível para acesso e download gratuito pelo site www.acervocompoitores.art.br.

Desde 2022, o projeto ACERVO DE COMPOSITORES tem o patrocínio da Compahia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o que possibilitou a retomada dos trabalhos e expansão da equipe, com resultados cada vez mais eloquentes.


 

SOBRE A CAMERATA INCONFIDENTES

A Camerata Inconfidentes foi criada pelo projeto Acervo de Compositores e não possui um quadro fixo de integrantes. Sendo assim, a riqueza de talentos musicais é ilimitada, uma vez que seus componentes serão convidados na medida da necessidade dos concertos, privilegiando músicos de São João del-Rei e região, integrantes de respeitadas insituições musicais, tais como as Orquestras Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense e Ramalho, o Conservatório Estadual, a Universidade Federal de SJDR (UFSJ), a Sociedade de Concertos Sinfônicos, entre outras.

Todos os músicos vêm de uma trajetória sólida lapidada no convívio com as orquestras barrocas e suas particularidades, graduados pelo Curso de Música da UFSJ ou pelo Conservatório Pe. José Maria Xavier.

Neste concerto de encerramento da EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE PARTITURAS a Camerata tem a participação especial da flautista Salomé Viegas, presidente do Centro de Referência Musicológica José Maria Neves e coordenadora do Projeto Acervo de Compositores. Vale destacar que a criação da Camerata reflete a necessidade de apresentar ao público o resultado dos conteúdos digitalizados, ou seja, as partituras transcritas, estabelecendo um intercâmbio musical que compartilha saberes, muitas vezes com sotaque mineiro.

Serviços

MUSEU DE SANT’ANA

Rua Direita, 93 – Entrada pela Rua da Cadeia

Centro Histórico Tiradentes

(32) 3355.2798

Exposição: de 15/05 a 21/05

Horário de visitação: 10h às 17h30min

info@museudesantana.org.br


 

INOVITÀ

www.inovita.com

contato@inovita.com.br

 

Coordenador geral: Adriano Resende Maargotti (32)999769285,

adriano@inovita.com.br

(32) 999769285,


 

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