Notícias
Programação tem Mostra Copasa de Música Barroca Mineira na Quinta-feira Santa

ACERVO DE COMPOSITORES

Programação tem Mostra Copasa de Música Barroca Mineira na Quinta-feira Santa

São João del Rei guarda surpresas que não se limitam à arquitetura barroca de suas igrejas marcada pela ascensão das vilas do ciclo do ouro. Há algo que a destaca e distingue entre as cidades históricas mineiras: a preservação bicentenária de tradições e rituais religiosos, aliados a uma atividade musical intensa e qualificada.

Foi nesse cenário, rico em histórias, música e rituais, que nasceu o projeto ACERVO DE COMPOSITORES, que no dia 6 de abril, Quinta-Feira Santa, tem sua primeira apresentação aberta ao público: a MOSTRA COPASA DE MÚSICA BARROCA MINEIRA.

Às 21h30, após a cerimônia do Lava-pés, a Camerata Inconfidentes e professores da Orquestra Jovem das Gerais sairão em cortejo percorrendo os passinhos da Rua Getúlio Vargas a partir da Capela Passo da Rua Direita (próxima ao Largo do Carmo), na sequência Capela de Nossa Senhora da Piedade, até a Capela Passo do Largo do Rosário, nos quais serão interpretados os tradicionais motetos do compositor tiradentino Manoel dias de Oliveira, especialmente escritos para a Quinta-feira Santa.

Às 22h, logo após o cortejo de visitação aos passinhos, o espetáculo continua em frente ao Museu de Arte Sacra com o Concerto inédito pela Camerata Inconfidentes e Orquestra Jovem das Gerais.

Quando a cidade recebe seu maior número de visitantes e fé e cultura se misturam na programação litúrgica da Semana Santa, a MOSTRA COPASA enriquece ainda mais o cenário musical da cidade, num espetáculo a céu aberto, ao qual todos são convidados.

A MOSTRA COPASA DE MÚSICA BARROCA MINEIRA é parte do Projeto Acervo de Compositores, que transcreve para o formato virtual, obras preciosas de compositores mineiros de todos os tempos. Tudo acessível a todos através do site www.acervocompositores.art.br

A autoria do projeto é de Adriano Resende Margotti, da empresa Inovità. Vale lembrar que as apresentações musicais que se iniciam em São João del-Rei, na Quinta-feira Santa, e prometem conferir ainda mais visibilidade ao projeto, têm formato itinerante e novos concertos estão previstos para as cidades de Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Belo Horizonte.

Sobre o Projeto Acervo de Compositores

O Acervo de Compositores é um projeto pioneiro e revolucionário no campo da manutenção de arquivos musicais, muitas vezes escondidos em acervos particulares ou com acesso restrito, aos integrantes das corporações - orquestras ou bandas - das cidades mineiras. Através do projeto ACERVO DE COMPOSITORES, abre-se uma janela para o mundo e tesouros musicais podem ser revelados e compartilhados com músicos de todos os continentes, numa troca enriquecedora.

Isso foi possível através de parcerias consolidadas com as orquestras bicentenárias Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense, Orquestra e Banda Ramalho, de Tiradentes, Lira Ceciliana, de Prados e o Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (Cerem).

Tudo isso porque o ACERVO DE COMPOSITORES trabalha com a recuperação de partituras dos principais compositores mineiros dos séculos XVIII, XIX e XX, muitas vezes manuscritas, ou em condições precárias, fazendo a transcrição para o formato Music XML, escolhido por ser gratuito e compatível com vários programas leitores. Este trabalho é executado pelo cantor e professor Ney Gouvea. A coordenação musical está a cargo da flautista e professora Salomé Viegas, a quem coube o complexo processo de pesquisa e seleção de compositores e acervos (públicos e particulares), além da organização dos concertos.

O objetivo é preservar as obras e possibilitar seu acesso a nível mundial, promovendo a democratização de conteúdos musicais até então destinado a corporações locais.

Esse voo além dos quintais mineiros não só difunde e engrandece a cultura da música produzida em Minas, mas também garante a permanência de acervos fadados a desparecer pela ação do tempo.

O projeto ACERVO DE COMPOSITORES teve início em 2012, quando foi inscrito no Ministério da Cultura através da lei Rouanet, de Incentivo a Cultura e hoje já soma cerca de 90 obras transcritas, contemplando mais de 20 compositores, entre os quais Antônio dos Santos Cunha, Martiniano Ribeiro Bastos, Presciliano José da Silva, Padre José Maria Xavier, Geraldo Barbosa de Sousa, Vicente Valle, José Maria Neves, Teófilo Helvécio Rodrigues, Benigno Parreira, Oswaldo de Paula, Antônio Américo da Costa e muitos outros.

Além de tudo que foi falado, o acervo virtual unificou o material de pesquisa facilitando seu acesso em qualquer parte do mundo.

O ACERVO DE COMPOSITORES é o único site que disponibiliza partituras, em meio digital, de compositores brasileiros de todas as épocas, transcritas com acesso liberado. Todo esse conteúdo virtual de partituras está disponível para acesso e download gratuito pelo site www.acervocompoitores.art.br.

Desde 2022, o projeto ACERVO DE COMPOSITORES tem o patrocínio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o que possibilitou a retomada dos trabalhos e expansão da equipe, com resultados cada vez mais eloquentes.


 

Sobre a Camerata Inconfidentes

A Camerata Inconfidentes foi criada pelo projeto Acervo de Compositores e não possui um quadro fixo de integrantes. Sendo assim, a riqueza de talentos musicais é ilimitada, uma vez que seus componentes serão convidados na medida da necessidade dos concertos, privilegiando músicos de São João del-Rei e região, integrantes de respeitadas instituições musicais, tais como as Orquestras Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense e Ramalho, o Conservatório Estadual, a Universidade Federal de SJDR (UFSJ), a Sociedade de Concertos Sinfônicos, entre outras.

Todos os músicos vêm de uma trajetória sólida lapidada no convívio com as orquestras barrocas e suas particularidades, graduados pelo Curso de Música da UFSJ ou pelo Conservatório Pe. José Maria Xavier.

Neste concerto inaugural, a Camerata tem formação coral e participação da flautista Salomé Viegas, presidente do Centro de Referência Musicológica José Maria Neves e coordenadora do Projeto Acervo de Compositores. Vale destacar que a criação da Camerata reflete a necessidade de apresentar ao público o resultado dos conteúdos digitalizados, ou seja, as partituras transcritas, estabelecendo um intercâmbio musical que compartilha saberes, muitas vezes com sotaque mineiro.


 

Sobre a Orquestra Jovem das Gerais

Com 26 anos desde sua fundação, em 1997, muito trabalho e uma bela história de realizações, a Orquestra Jovem das Gerais (OJG) é uma iniciativa voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, à cultura e à educação.

Idealizada e coordenada pelos músicos mineiros Renato Almeida e Rosiani Reis, a Orquestras oferece oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (flauta transversal, oboé e clarinete) e percussão a crianças e jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

A partir da educação musical, a Orquestra Jovem das Gerais busca a inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais.

Diante deste cenário, o projeto contribui exemplarmente na formação cidadã dos alunos e na transformação de realidades com mais justiça social. Mais de dois mil alunos já passaram pela Orquestra, que Já realizou cerca de 14 turnês internacionais e conquistou prêmios no Brasil e no exterior. Atualmente, grande parte da equipe é formada por professores ex-alunos do projeto, o que comprova o alcance do objetivo de formar multiplicadores de suas ações.

Com sede em Contagem, a Orquestra possui núcleos em Ibirité e Belo Horizonte. Para participar, o aluno deve ter boas notas e frequência escolar. A Orquestra atende crianças a partir de 8 anos e oferece curso pré-vestibular para os alunos que querem cursar o ensino superior, alcançando ótimos resultados em universidades, como UEMG e UFMG.


 

Serviços


 

INOVITÀ

www.inovita.com

contato@inovita.com.br

 

Coordenador geral: Adriano Resende Margotti (32)999769285,

adriano@inovita.com.br

(32)999769285,


 

www.acervocompositores.art.br

instagram.com/acervocompositores

facebook.com/AcervoCompositores

 

 

 


 

Por Cláudia Simões

SJDR, 04 de Abril de 2023.




PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL