PRESCILIANO JOSÉ DA SILVA (1854-1910)
Biografia

Natural de São João del-Rei, nasceu em 18 de fevereiro de 1854. Seu pai, Cândido José da Silva, era um respeitável pedreiro, mestre de obras e também músico. Sua mãe, Feliciana Maria do Sacramento Silva, descendia da família de Lourenço José Fernandes Braziel, músico do século XVIII.

Foi discípulo de Martiniano Ribeiro Bastos, dedicando-se à composição desde muito jovem. Trabalhou na Câmara Municipal de São João Del Rei (MG).

Em 1879 obteve uma bolsa para estudar na Real Escola de Milão, na Itália, onde conseguiu sua graduação. Diversas peças do compositor foram impressas na Itália. De volta ao Brasil, foi professor de música no interior do Estado do Rio de Janeiro e Maestro da Banda Sociedade Beneficente Friburguense (Nova Friburgo) fundada em 1870.

Morou por um período na cidade de Campinas, entre 1885 e 1890, contratado como Mestre de Música na Escola Normal. Casou-se com a pianista e professora Emilie Sauerbronn (brasileira, descendente de alemãs), em 14 de maio de 1887. Tiveram duas filhas, Célia e Carmem, que faleceram, ainda bem jovens, vítimas de tuberculose.

Entre o período de 1890 a 1894 (aproximadamente), Presciliano e família estabeleceram residência na capital paulista, onde trabalhou como professor de música na Escola Normal de São Paulo. Em 1894, volta para Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.

Suas composições não são numerosas, mas de qualidade, o que demonstra sua excelente formação musical. A Missa Opus 17, dedicada a seu primeiro Mestre Martiniano Ribeiro Bastos, e diversas pequenas peças para piano foram impressas na Itália.

O Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, localizado em São João del-Rei (MG), presta uma digna homenagem ao compositor sanjoanense, cuja a Biblioteca o tem como patrono (registrada no Instituto Nacional do Livro): Biblioteca Presciliano Silva.

O compositor caiu em crise depressiva e faleceu em 1910 com distúrbios mentais, provavelmente em Nova Friburgo (RJ).

 

Referências Bibliográficas

PIRES, ANDRÉ LUIS DIAS – PRESCILIANO SILVA E FRANCISCO VALLE: DISTINTOS ROMÂNTICOS. Tese submetida ao Programa de Pós Graduação em Música da UNIRIO, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor, sob a orientação do Prof. Dr. Naílson de Almeida Simões. Rio de Janeiro, 2011.

http://www.saojoaodelreitransparente.com.br/projects/view/156.

NEVES, J.M. Música Sacra Mineira-Biografias, Estudos e partituras. Rio de Janeiro: Funarte, 2000, 2a. edição, volume 1, p.16-18.

JOSÉ MARIA NEVES: Música Sacra Mineira – catálogo de obras, publicado em 1997, e Música Sacra Mineira – Biografias, Estudos e Partituras, segunda edição, publicada em 2000.

 

Obras


Obra Status do Acervo  
Canção Infantil (piano solo)
Não-Publicada
Encomendação Solene para a Confraria de São Gonçalo Garcia
Não-Publicada
Encomendação Solene para a Ordem Terceira do Carmo
Não-Publicada
Invicte Martyr - Coro Processional, a capela, para São Sebastião
Não-Publicada
Mazurka (piano solo)
Não-Publicada
Memento mei Deus - para coro a 3 vozes e grande orquestra
Não-Publicada
Missa a 4 vozes e pequena orquestra opus 17
Não-Publicada
O Sonho do Futuro op.8 (piano solo) – peça de salão
Não-Publicada
O vos Omnes op. 19
Publicada
Veni Sancte Spiritus e Domine ad adjuvandum para a Novena de Nossa Senhora das Mercês
Não-Publicada
Crux Fidelis (Coro a 8 vozes)
Publicada

PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL