GERALDO BARBOSA DE SOUSA (1939 - 2011)
Biografia


Natural de Oliveira Fortes (MG), Geraldo Barbosa de Souza nasceu no dia 22 de agosto de 1939. Iniciou seus estudos musicais na cidade Mercês do Rio Pomba (MG) com seu tio. Mudou-se com a família na década de 50 para São João Del Rei (MG), onde continuou seus estudos com Francisco de Assis Carvalho nos instrumentos violoncelo e contrabaixo. Estudou, também, violão e trompa. Trabalhou como servidor autárquico federal.
Em 1956 ingressou na Orquestra Lira Sanjoanense e logo depois na Sociedade de Concertos Sinfônicos, onde se destacou como instrumentista e regente. Compositor autodidata e profundo estudioso das obras dos compositores que atuaram nas entidades musicais de São João Del Rei, Tiradentes e Prados, Geraldo Barbosa contribuiu como colaborador e responsável por restaurar importantes obras desses compositores principalmente dos séculos XVIII e XIX. Suas obras sacras fazem parte do repertório usual das orquestras de São João Del Rei (MG).
Compôs obras profanas para as mais diversas formações instrumentais como trio com piano, quarteto de cordas,  orquestra sinfônica,  orquestra de cordas, banda, violão, duetos,  sonatinas para violoncelo, flauta, viola.
Geraldo Barbosa de Souza faleceu em São João Del Rei (MG), no dia 27 de janeiro de 2011, por trombose mesentérica deixando 70 obras, entre orquestrações, arranjos e composições próprias que integram o acervo da família do compositor e das corporações musicais da cidade.

 

 

Obras


Obra Status do Acervo  
Ecce Agnus Dei (1959)
Não-Publicada
Ecce Panis Angelorum (?)
Não-Publicada
Grande Missa a Santa Cecília KGCSA (?)
Não-Publicada
Homenagem ao Padre José Maria Xavier no centenário do seu nascimento (1987)
Publicada
Missa Breve a São Geraldo Magela KGCSA (?)
Não-Publicada
Missa Estrela da Manhã (vernáculo) KGCSA (?)
Não-Publicada
Mitte Domine (?)
Não-Publicada
Novena de São Sebastião (?)
Não-Publicada
Te Deum nº 1 (grande) 1978
Não-Publicada
Te Deum nº 2 (pequeno)
Não-Publicada

PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL